52° Congresso da UNE
"Um velho careca com cara de Ney Matogrosso doente se aproxima e pergunta se estou anotando o nome de todo mundo que passa por mim. Digo que não. Ele parece aliviado. Pergunto quem é ele. Enigmático ele responde: 'Eu sou nada'.
Nos próximos 5 minutos, sempre cuspindo perdigotos no meu rosto, ele conta que recebeu da Unesco o título de sportsman for peace por ter pedalado por dois anos em defesa dos direitos humanos. Ele ainda reproduz uma conversa que supostamente foi travada entre o papa João Paulo II, a política irlandesa Iris Robinson e o antigo secretário-geral da ONU Kofi Annan a respeito dele. Em Italiano. Compreendo que o sujeito é completamente louco. Ele só sossega quando aceito fazer parte da produção do filme sobre ele mesmo que, afirma, realizará com 10 milhões de dólares que lavantou graças a lei rouanet.
Mal me livro do maluco e um hippie para ao meu lado, olha para meu bloco de notas e grasna(não ri, grasna). 'Deve ser estranho ser observado observando os outros...', diz. Respondo que não, não é. Ele vai embora.
Sou então interpelado outra vez. Agora por um homem de 56 anos que pergunta pela fila de chope. Ele se diz defensor público do estado de Goiás e antigo filiado do PCB. 'Isso aqui é uma vergonha. A UNE faz eleições indiretas e senta do lado do presidente e fala em democracia e independência? No congresso de 1982 não era assim! Era 60% política e 40% putaria. Hoje no máximo é 12% de política', protesta. 'O foda é que naqueles tempos só tinha baranga no PC do B e PCB. No PT, não. Elas bebiam, fumavam um e no final todo mundo metia!', conclui"
Playboy, Agosto 2011.
Nota: O custo do congresso foi de 4 milhões, bancados pela Petrobras, Eletrobras e por mais quatro ministérios
É errado dizer que estes indivíduos estão em um nível abaixo do humano? Que foram reduzidos a condição bestial? E tendo em vista que da UNE sai boa parte de nossos politicos, será que temos futuro?
Nenhum comentário:
Postar um comentário